Desde o início do ano, o Brasil tem observado um crescimento gradual no número de casos de dengue, COVID-19 e influenza, com sintomas semelhantes causando preocupação entre autoridades de saúde. O período após o Carnaval viu um aumento expressivo na procura por testes e na positividade para essas doenças, especialmente na terceira semana de fevereiro.
Hospitais, laboratórios e redes de farmácia registraram um aumento significativo na procura por testes e na positividade para dengue, COVID-19 e influenza após o Carnaval. De acordo com dados da rede D'Or, houve um aumento de 74% nos atendimentos de casos suspeitos de COVID-19 nas emergências hospitalares e de 38% nos casos suspeitos de dengue entre os dias 16 e 22 de fevereiro, em comparação com a semana anterior.
Esses dados abrangem 69 hospitais localizados em 13 unidades da federação brasileira, incluindo Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Pará, Rio de Janeiro, Sergipe e São Paulo. O crescimento de casos suspeitos e positivos após o Carnaval levanta preocupações sobre a eficácia das medidas preventivas durante o feriado e destaca a necessidade de ações urgentes para conter a propagação dessas doenças virais.