O Banco Central (BC) anunciou que 46.093 Chaves Pix de clientes da Fidúcia Sociedade de Créditos ao Microempreendedor e a Empresas de Pequeno Porte Limitada (Fidúcia) tiveram seus dados cadastrais vazados. O vazamento, o sexto desde o lançamento do Sistema Instantâneo de Pagamentos em novembro de 2020, ocorreu devido a falhas pontuais em um sistema da Instituição de Pagamento.
Apesar disso, o Banco Central esclareceu que os dados expostos não afetam a movimentação de dinheiro e que informações protegidas pelo sigilo bancário, como saldos e senhas, não foram comprometidas.
Todos os clientes afetados serão notificados por meio do aplicativo da Phi Pagamentos ou do Internet Banking da instituição, sendo estes os únicos meios de aviso válidos. O Banco Central alertou os clientes a ignorarem comunicações por outros meios, como chamadas telefônicas, SMS, e-mails e mensagens de aplicativos.
Embora a exposição de dados não garanta que todas as informações tenham sido acessadas por terceiros, o caso será investigado e sanções poderão ser aplicadas, conforme previsto pela legislação.
Este é o sexto incidente de vazamento de dados do Pix desde sua criação, com casos anteriores envolvendo o Banco do Estado de Sergipe (Banese).