A partir desta segunda-feira, 23 de setembro, Goiânia deu início à substituição da vacina oral contra poliomielite (VOP), popularmente conhecida como "gotinha", pela versão injetável da vacina inativada poliomielite (VIP). A troca, que segue orientações do Ministério da Saúde, está sendo implementada em todas as salas de vacinação da cidade, com o objetivo de tornar o processo de imunização ainda mais seguro e eficaz.
Conforme o Calendário Nacional de Vacinação, a VIP já era aplicada aos 2, 4 e 6 meses de vida das crianças. Com a mudança, a dose de reforço, que antes era administrada via oral aos 15 meses e 4 anos, agora será feita apenas com a VIP aos 15 meses, eliminando a necessidade da dose aos 4 anos.
A decisão foi baseada em estudos que demonstram maior segurança da vacina injetável, que utiliza o vírus inativado, em oposição ao vírus atenuado presente na VOP, que, em raros casos, poderia causar a doença. "A vacina injetável apresenta menor risco de infecção, garantindo maior tranquilidade para as famílias", destacou Marília de Castro, responsável pela Vigilância em Saúde de Goiânia.
Essa mudança já havia sido anunciada pelo Ministério da Saúde em julho, com o prazo final de implementação nacional até 4 de novembro de 2024. As doses restantes da vacina oral serão recolhidas e devolvidas ao Estado, totalizando aproximadamente 47.340 unidades, segundo Tulyanne Alves, coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde.
Os pais e responsáveis serão orientados nas unidades de saúde sobre a nova forma de aplicação, garantindo que todos estejam informados sobre a importância e os benefícios da vacina injetável.