Goiânia e mais 15 cidades goianas estão enfrentando um surto de diarreia aguda, conforme informado pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO). A superintendente em Vigilância de Saúde, Flúvia Amorim, destacou que a secretaria está monitorando os casos e adotando medidas para controlar o surto.
Inicialmente, 12 cidades estavam na lista de áreas afetadas, mas, na última terça-feira (20), a SES-GO incluiu mais quatro cidades, elevando o total de municípios em alerta para 16. Até o momento, foram notificados 3.041 casos da doença. A principal suspeita é de contaminação da água e infecção por rotavírus.
Segundo a SES-GO, o surto teve início em junho de 2024, nas cidades de Campos Belos, Cavalcante e Monte Alegre de Goiás. Campos Belos continua sendo o município com o maior número de casos, mas já apresenta uma queda de 30,4% nas notificações.
A superintendente Flúvia Amorim ressaltou a importância de utilizar água tratada ou, na ausência desta, fervê-la, filtrá-la ou adicionar hipoclorito de sódio para desinfecção. Além disso, é fundamental lavar bem os alimentos e evitar enviar crianças doentes para a escola ou creche, prevenindo a transmissão do vírus.
Municípios em Surto de Diarreia Aguda:
- Campos Belos
- Cavalcante
- Monte Alegre de Goiás
- São Miguel do Araguaia
- Nova Crixás
- Aruanã
- Britânia
- Cachoeira Alta
- Goiatuba
- Caturaí
- Caldas Novas
- Porangatu
- Goiânia
- Inhumas
- Trindade
- Firminópolis
Para prevenir a DDA, é fundamental adotar algumas medidas simples, como:
Lavar as mãos com frequência, principalmente antes das refeições e após usar o banheiro;
Consumir água tratada e alimentos bem cozidos;
Manter os alimentos em locais adequados e protegidos de insetos;
Buscar atendimento médico em caso de sintomas como diarreia, vômitos, febre e dor abdominal.