A Prefeitura de Santa Fé de Goiás anunciou que irá suspender a realização do concurso público regido pelo Edital 1/2024, após acatar integralmente uma recomendação do Ministério Público de Goiás (MPGO). A medida foi comunicada ao promotor de Justiça Luan Vitor de Almeida Santana, da 1ª Promotoria de Justiça de Jussara, e inclui a rescisão do contrato com o Instituto de Tecnologia e Educação Ltda (Itec), empresa responsável pela organização do certame.
Segundo o MPGO, foram identificados fortes indícios de irregularidades e ilegalidades na condução do concurso, incluindo suposto favorecimento a candidatos ligados à gestão municipal anterior, o que configura quebra de isonomia e vantagem ilícita. Além disso, o Itec é alvo de investigações relacionadas à legalidade de sua contratação, bem como a possíveis fraudes na aplicação e correção das provas.
Em 2023, o promotor já havia expedido recomendação que resultou na suspensão do concurso, cuja aplicação das provas estava prevista para 17 de novembro de 2024. Agora, o MPGO determinou a rescisão do contrato vigente e a contratação de nova banca organizadora, com prazo de 30 dias para cumprimento.
A Prefeitura de Santa Fé informou que abrirá o prazo legal para manifestação da empresa contratada antes de efetivar a rescisão. O município também realizará um levantamento dos cargos criados, visando adequações e melhorias no novo edital, e solicitou flexibilização de prazos para garantir o cumprimento total da recomendação ministerial.