A menos de dez meses para as eleições municipais de 2024, o cadastro de mesários do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) está aberto e continua recebendo inscrições das pessoas interessadas em contribuir com os trabalhos do próximo pleito.
Em Goiás, nas eleições de 2022, foram convocados 58.182 mesários para o primeiro turno, sendo que 33.587 deles se apresentaram como voluntários, ou seja, aqueles que buscam a Justiça Eleitoral sem convocação obrigatória.
Esses números colocaram Goiás como o estado com maior grupo de mesários trabalhando nas eleições da região Centro-Oeste. No segundo turno, compareceram 55.832 e o número de voluntários foi de 33.238.
Saiba mais informações sobre o trabalho de mesário
Quem pode ser mesário?
Todo eleitor, maior de 18 anos, em situação regular perante a Justiça Eleitoral, pode se oferecer para ser mesário ou mesária.
Quem não pode ser mesário?
Eleitoras ou eleitores menores de 18 anos; autoridades e agentes policiais, bem como funcionárias ou funcionários no desempenho de cargos de confiança do Poder Executivo; candidatas ou candidatos e respectivos(as) parentes, ainda que por afinidade, até o segundo grau inclusive, e o cônjuge; integrantes de diretórios de partido político ou federação de partidos que exerçam função executiva.
Quais os benefícios?
Horas extracurriculares para estudantes de instituições de ensino conveniadas; em caso de empate em concurso público, pode ter vantagem para o desempate (se estiver previsto no edital); contribuição para manter a democracia; auxílio-alimentação; direito a dois dias de folga por cada dia trabalhado e ao concluir o treinamento, sem perder o salário. Importante: as folgas devem ser negociadas com a empresa, o órgão ou a instituição em que a mesária ou mesário trabalhava na época da eleição.
Como posso me inscrever?
O eleitor somente poderá se voluntariar como mesário na
Zona Eleitoral constante do seu título. Por isso, entre em contato com o cartório eleitoral em que você é eleitora ou eleitor.