Nesta segunda-feira (20), durante a assinatura dos primeiros decretos de seu novo mandato, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou que o Brasil e os países da América Latina precisam mais dos EUA do que o contrário. A afirmação foi feita no Salão Oval da Casa Branca, em resposta à repórter Raquel Krahenbuhl, da TV Globo.
"A relação é ótima. Eles precisam de nós muito mais do que nós precisamos deles. Na verdade, não precisamos deles, mas eles precisam de nós. Todos precisam de nós", afirmou Trump, ao ser questionado sobre sua relação com o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva e outros países da região.
Mais cedo, o presidente Lula adotou um tom conciliador ao comentar a posse de Trump. Ele destacou a importância de manter boas relações internacionais e expressou esperança em uma gestão que traga benefícios para os Estados Unidos e para o cenário global. "Ele foi eleito para governar os EUA. Eu, como presidente do Brasil, espero que faça um bom governo", disse Lula, acrescentando: "Não queremos briga. Nem com os EUA, nem com a China, nem com a Venezuela, nem com a Rússia ou qualquer outro país."
As declarações refletem a expectativa de novos alinhamentos e desafios na relação entre os EUA, Brasil e demais países da América Latina no novo mandato de Trump.